Análise de vídeo inteligente para otimização de monitoramento
Marcas que operam de forma integrada garantem mais eficiência nos resultados

A tecnologia evolui a cada dia e não é diferente quando se fala em sistemas de monitoramento para áreas residenciais, empresas e grandes negócios. Possuir um parque de vigilância que apenas registra e grava, mas não dispõe de softwares inteligentes capazes de promover a análise e descrição do que ocorre dentro das imagens de forma automática ficou no passado. Atualmente, existem diversos analíticos de vídeo altamente confiáveis que detectam ocorrências e fazem a busca das imagens solicitadas em tempo real, de forma totalmente otimizada, rápida e eficiente. 


Essas análises podem ser ainda mais precisas se houver um sistema integrado entre aplicativos e equipamentos. A boa notícia é que a ALCA NETWORK tem autoridade no assunto, pois é uma distribuidora que trabalha com duas marcas que possuem integração 100% com a gigante do setor de segurança unificada GENETEC. São elas a VIVOTEK e MOBOTIX, fabricantes das mais respeitadas em todo mundo quando se fala em câmeras de alta tecnologia e termografia.


Entenda por que esses diferenciais são tão importantes no momento de fechar negócios e de desenvolver projetos com os clientes finais, seja qual for a vertical em questão.

Analíticos de Borda x Analíticos de Servidor 


Para começar vamos falar sobre as diferenças entre os analíticos de vídeo. O chamado Analítico de Borda é quando o software já vem embarcado, ou seja, instalado na própria câmera que fará a captação das imagens. Esses dispositivos têm a capacidade de, no momento que captam as imagens, processar as informações de relevância na própria câmera e enviar os meta dados para os softwares entregarem ao operador das informações.



Existe também outra opção chamada de Analítico de Servidor.  Como o próprio nome já sugere, nesse caso, as imagens que são enviadas para o servidor onde acontece o processamento da imagem e, os analíticos de vídeo do sistema são responsáveis por esse processamento de informação.



A escolha de qual tecnologia usar deve ser tomada caso a caso. Vai depender da situação e isso impacta relativamente no orçamento do projeto. Para compreender a melhor estratégia basta consultar o time comercial e também de projetos da ALCA, que estão sendo disponíveis e preparados para auxiliar integradores na melhor tomada de decisão.

Tecnologia de segurança moderna e ágil 


A GENETEC tem todas as soluções disponíveis para que os órgãos, instituições e corporações substituam uma tecnologia de segurança ultrapassada e expanda seus horizontes para as aplicações inteligentes do futuro. A fabricante líder do setor de vigilância por vídeo, oferece também tecnologia para controle de acesso e reconhecimento de placas de veículos, soluções que somadas compõem um sistema completo de monitoramento.


Quem trabalha ou é interessado nessa área de segurança eletrônica certamente já ouviu falar do Security Center. Trata-se de um aplicativo único de segurança criado pela GENETEC. Por meio do Security Center a inteligência é capaz de absorver as duas tecnologias de análise, tanto com os analíticos nas bordas, desde que licenciados e com integração no software, tanto com analíticos licenciados para aplicação no próprio Security Center.



De forma realmente unificada essa solução dispensa o uso de vários aplicativos para se obter uma visão completa da área a ser monitorada. É possível gerenciar comunicações, navegar pelas instalações com mapas, armar e desarmas painel de intrusão, além de usufruir de análises integradas. Em resumo, por meio de uma única plataforma é possível acompanhar todos os eventos, o que gera elevado ganho de produtividades nas operações diárias, protege de falhas humanas, alarmes falsos e é, claro, acaba por reduzir os custos com pessoal.

Integração que funciona


Com as inovações surgindo e as formas de operações se reinventando a cada hora, é natural que uma tecnologia tão diferenciada quanto essa mencionada possa ser também aproveitada de forma integrada, somada à tecnologia de outras marcas e parceiros. Sim, essa é uma possibilidade que permite que integradores e clientes aproveitem softwares e equipamentos já existentes em suas instalações, mas obvio que seguindo algumas especificações como, por exemplo, os equipamentos precisam ser homologados pela GENETEC para poderem ser inclusos. Essa parceria exclui câmeras fabricadas com procedência duvidosa, já que para que haja a integração as câmeras precisam ser ONVIF, um protocolo de comunicação das empresas, além de outras certificações e regras importantes na garantia da segurança das informações.



Duas das marcas distribuídas pela ALCA NETWORK no Brasil, VIVOTEK e MOBOTIX, possuem essa integração. Ambas já são muito conhecidas e respeitadas pelos integradores parceiros nos projetos da ALCA. 



A VIVOTEK  possui uma gama gigante de equipamentos que estão entre os mais desejados por quem planeja um sistema de segurança profissional, principalmente para quem deseja essa integração porque todos os analíticos SMART VCA da VIVOTEK são reconhecidos pelo Security Center através de um plugin que pode ser baixado no site da VIVOTEK ou da GENETEC. 



E a nova geração de câmeras VIVOTEK promete não decepcionar: se trata da linha 87-V3.  Vejamos alguns dos recursos: Analíticos de vídeos embarcados de série permitem uma análise mais precisa e eficiente das imagens capturadas. A resolução de 5 megapixels garante imagens nítidas e incluídas. Além disso, a nova linha possui três variantes de distância focal (2,7 ~ 13,5 mm | 7 ~ 22 mm | 12 ~ 40 mm), que permite uma adaptação perfeita às necessidades de cada ambiente.



A tecnologia permite ainda gravação em 30 FPS, que garante uma captura de imagens fluida e sem interrupções. Iluminadores IR de até 100 metros garantem uma visão clara e precisa mesmo em ambientes com pouca luz. 

Essas são as principais características dessa linha de câmeras que já vem com tecnologia embarcada e pode ter suas funções ainda mais otimizadas se integradas a outros sistemas. Investimento e oportunidade certeiros para garantir a segurança dos negócios. 
 
A MOBOTIX possui integração nativa com GENETEC e todos os seus analíticos configurados nas câmeras são passados internamente para o Security Center sem necessidade de novas configurações.


Outro recurso muito valioso da MOBOTIX é o MxAnalytics. Ele permite coletar dados estatísticos comportamentais de pessoas e objetos. Essa operação é feita definindo zonas de reconhecimento e contando a quantidade de pessoas que transitam pelo espaço. A câmera registra quantas vezes o objeto cruzou cada corredor de contagem dentro de um período especificado. Por meio de mapas de calor, as câmeras termográficas conseguem emitir alertas e dados de grande relevância sobre espaços mais visitados em determinados períodos, tempo de permanência e frequência de movimento, tudo para garantir uma vigilância altamente eficiente e contra invasões. 



Conclusão


O mundo está cada vez mais próximo quando o assunto é tecnologia. Cabe aos envolvidos nesse surpreendente universo conhecer e disponibilizar as soluções mais modernas e as inovações que farão total diferença nas operações de seus clientes. Conte com a ALCA para escolher as melhores opções em equipamentos, softwares e no desenvolvimento dos seus projetos!  

Análise de vídeo inteligente para otimização de monitoramento
Alca Distribuidora 27 março, 2024
Compartilhe este post
Marcadores
Arquivo

Soluções para monitoramento noturno eficiente
Câmeras com tecnologia infravermelha, sensores térmicos e radares de perímetro compõem um sistema seguro e inteligente
botão whatsapp