Melhorar a qualidade da entrega dos projetos, aumentar a eficiência e segurança e ainda agregar valor ao trabalho dos integradores. Esses benefícios podem ser alcançados estando atento às inovações e tendências do mercado de tecnologia. Não importa quanto tempo o integrador tenha de experiência prática, a rápida evolução dos recursos e o mercado cada vez mais dinâmico e competitivo não permitem estagnações. Para ajudar e fomentar novas ideias, preparamos esse artigo que aborda cinco tendências em videomonitoramento que todo integrador precisa conhecer e aplicar em seus projetos.
1-) Inteligência Artificial
A primeira tendência não poderia deixar de ser a Inteligência Artificial. Já bem estabelecida no mercado de segurança digital é sempre bom lembrar que, cada vez mais, os projetos devem ser pensados com equipamentos que se utilizem desse valioso recurso. Um avanço que certamente ainda trará muitas novidades e, é papel de todo bom integrador, se aprofundar nessas experiências e proporcionar projetos revolucionários a seus clientes.
Quando falamos de IA aplicada ao videomonitoramento é importante buscar por sistemas capazes de analisar imagens de forma automática, identificar padrões de comportamento, identificar, movimentações, riscos e ameaças a fim de gerenciar uma vigilância precisa, moderna e inteligente.
Câmeras equipadas com Inteligência Artificial, como as da VIVOTEK, por exemplo, são capazes de promover reconhecimento de rostos, objetivos e veículos, entre outras importantes ações. Vale lembrar que a IA reduz significativamente o tempo de trabalho humano, aumentando a produtividade, diminuindo risco de erros e custos.
2-) Armazenamento em nuvem
O setor de videomonitoramento está cada vez mais migrando para soluções de armazenamento em nuvem, sistema que oferece escalabilidade, possibilidade de amplo crescimento dos dados, sem a necessidade de investimentos significativos em hardware, além de facilitar o acesso remoto das informações, o que é bastante interessante para empresas com múltiplas localidades ou equipes em constante movimento.
Esse tipo de armazenamento é flexível, elimina a necessidade de grandes infraestruturas físicas e reduz custos de manutenção. Além disso, permite que os dados sejam acessados de qualquer lugar e muitas soluções contam com criptografia avançada e autenticação de dois fatores para proteger as informações, o que ajuda a proteger os dados contra ameaças cibernéticas, garantindo a integridade das gravações.
Vale salientar que a maioria dos serviços em nuvem é constantemente atualizada para incorporar as últimas inovações e melhorias de segurança e desempenho.
3-) Câmeras com alta resolução
Câmeras de alta resolução e de baixo luminosidade (low-light) estão ganhando popularidade, pois proporcionam uma visão mais nítida e detalhada em ambientes escuros, o que aumenta a qualidade das imagens capturadas em condições adversas.
Câmeras com resolução mais alta permitem zooms mais detalhados, importantes para reconhecimento de rostos ou placas, mesmo a grandes distâncias. Também existem tecnologias que permitem capturar imagens claras em locais com pouca ou nenhuma luz, mantendo a qualidade.
Nesse cenário, uma boa opção são as câmeras da Série 9383 VIVOTEK, lançadas oficialmente para o Brasil no final de setembro. Elas são a porta de entrada para uma segurança mais inteligente e eficiente. Quatro câmeras compõem a família 9383, com versão bullet e versão dome, além de opções de lente fixa e lente varifocal, que atendem uma variedade de ambientes e necessidades, com grande índice de proteção para ambientes internos e externos. Os equipamentos dessa série atendem todas as demandas, com nível de qualidade de captura de imagem e imagens coloridas 24 horas por dia, mesmo em ambientes com pouca iluminação.
4-) Análise de dados
As soluções de videomonitoramento estão indo além da segurança e sendo utilizadas para fornecer insights que ajudam na tomada de decisão em empresas, desde fluxo de pessoas até preferências de compra em estabelecimentos comerciais.
Os sensores de vídeo podem mapear o fluxo de pessoas, ajudando em estratégias de marketing e organização de espaços em lojas e eventos. Existem também sistemas que podem identificar expressões faciais e comportamentos dos clientes, auxiliando em análises de satisfação e otimização de atendimento. Os dados gerados por câmeras e sensores podem ser usados para criar relatórios automáticos, ajudando na análise de desempenho de lojas, horários de pico, entre outras questões.
Atualmente, existem diversos analíticos de vídeo altamente confiáveis que detectam ocorrências e fazem a busca das imagens solicitadas em tempo real, de forma totalmente otimizada, rápida e eficiente. Essas análises podem ser ainda mais precisas se houver um sistema integrado entre aplicativos e equipamentos.
O Security Center, da GENETEC, é um aplicativo único de segurança. Nele, a inteligência é capaz de absorver as tecnologias de análise. De forma realmente unificada essa solução dispensa o uso de vários aplicativos para se obter uma visão completa da área a ser monitorada. É possível gerenciar comunicações, navegar pelas instalações com mapas, armar e desarmas painel de intrusão, além de usufruir de análises integradas.
5-) Internet das Coisas e sistemas de Automação
A Internet das Coisas (IoT) tem sido cada vez mais integrada aos sistemas de videomonitoramento, permitindo que câmeras e sensores conversem com outros dispositivos conectados e acionem ações automáticas em caso de alertas.
Sensores de presença e câmeras podem ser integrados com alarmes e sistemas de acesso, permitindo um controle mais preciso de quem entra e sai de um ambiente. Em caso de invasão, um sistema de IoT pode trancar portas automaticamente, ativar sistemas de segurança e enviar notificações em tempo real para autoridades.
Os equipamentos conectados podem alertar sobre falhas iminentes ou necessidade de manutenção, aumentando a longevidade do sistema e reduzindo o tempo de inatividade.
Conclusão
Essas tendências apontam para um futuro em que o videomonitoramento não será apenas uma ferramenta de segurança, mas também um recurso estratégico para tomada de decisões. A compreensão e a implementação dessas tecnologias pelos integradores podem representar um grande diferencial competitivo no mercado. Conte com o time da ALCA NETWORK para adaptar todas essas tendências ao seu negócio!
Imagens: 1- de fanjianhua no Freepik, 2- Imagem de Freepik, 3- Imagem de VIVOTEK, 4- imagem de Freepik, 5- Imagem de Freepik.