Maringá integra rede de cidades inteligentes com soluções inovadoras

A cidade de Maringá-PR implementa sistema de monitoramento inteligente mais avançado do Brasil.

Case Maringá

Em dezembro de 2022, a prefeitura Municipal de Maringá, cidade com aproximadamente 500 mil habitantes, considerada a melhor cidade para se viver no Brasil por mais de 5 anos consecutivos, ganha ainda mais motivos para se manter nessa posição de destaque, pois, entregou à população, o que é considerado por muitos especialistas, o mais avançado sistema de monitoramento inteligente do Brasil.

O sistema foi implementado pela empresa ALLNET e conta com câmeras da líder global em equipamentos de CFTV VIVOTEK, Software de reconhecimento de placas de veículos e reconhecimento facial da ISS, Big Data da ORBIT que integra os bancos de dados de diversos setores da administração pública municipal, estadual e federal.

ORGANIZAÇÃO
Prefeitura da Cidade de Maringá-PR.

INTEGRADOR
Allnet Soluções.

APLICAÇÕES
Monitoramento Urbano, Reconhecimento de Placas de Veículos (LPR) e Reconhecimento facial, Inteligência artificial, Big Data, Integração com banco de dados dos órgãos públicos. 

Segundo o prefeito em exercício, Ulisses Maia (PSD), o sistema de monitoramento irá contribuir diretamente na prevenção e combate a criminalidade no município: “Esse investimento é capaz de proteger o cidadão de bem maringaense prevenindo todo tipo de sinistro que possa acontecer na nossa cidade.


Desde um caso de roubo de veículos que passe por aqui até uma mulher em situação de risco que possua uma medida protetiva contra uma pessoa violenta (...) tudo isso aumenta a segurança de nossa cidade e torna Maringá a cidade mais inteligente do Brasil no que tange a tecnologia de monitoramento” – afirma o prefeito..

O DESAFIO 

Apesar de Maringá ser uma cidade considerada pacata e de povo trabalhador, com um dos mais altos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil, a prefeitura Municipal e os órgãos de segurança entenderam que era preciso torná-la cada vez mais inteligente. “A ideia inicial da Secretaria de Segurança Pública da cidade era baseada em um conceito de recepção e captura de imagens com análises de informação extraídas dos vídeos para auxiliarem na tomada de decisão em casos específicos como, por exemplo, possíveis locais de tráfego de drogas, roubo de veículos, questões que envolvam fraudes tributárias, proteção contra violência feminina e de menores de idade em situação de riscos, entre várias outras possibilidades que resultem em delitos” – explica o secretário de segurança Ivan Quartaroli. 

Por essa razão, a ALLNET contou com nosso time de especialistas na distribuição de sistemas de segurança eletrônica high-end para auxiliar no desenvolvimento do projeto e em soluções que atendessem o edital publicado pela prefeitura.



O Centro de Controle Integrado (CCI) de Maringá começou a ser implementado em julho de 2022 juntamente com a instalação das câmeras que foram estrategicamente posicionadas de acordo com a orientação dos órgãos de segurança pública do município. 


Alca Talk / Segurança Pública

Com soluções inovadoras, a cidade de Maringá, Pr implementa sistema de video 
monitoramento inteligente mais avançado do Brasil.

Prefeitura de Maringá - PR implementa sistema de monitoramento mais inteligente do brasil. Nesse vídeo, o prefeito da cidade visita as instalações do centro de controle integrado (CCI) do município e acompanha o projeto de instalação dos equipamentos e softwares.

DIFERENCIAIS DA SOLUÇÃO

Apesar do mercado oferecer diversas opções de videomonitoramento, é preciso destacar que Maringá conta com o que existe de mais avançado no mundo no que tange as soluções de CFTV. 

Além das câmeras com tecnologia e processamento de sistemas de vídeo-analíticos embarcado nelas, o conjunto de solução formado com o software com capacidade de reconhecimento facial e de placas de automóveis, destaca-se o cruzamento de informações capturadas através do BIG DATA que foi implementado no projeto.

Sobre as Câmeras

Para atender 100% do projeto, ao todo foram implementadas 70 câmeras VIVOTEK fornecidas pela ALLNET:

  • VIVOTEK IP 9172-LPC KIT
  • VIVOTEK SD9384-EHL Speed Dome
  • VIVOTEK IP9365-HT-A Bullet
  • VIVOTEK MA9322-EHT-VL Multissensor

 
 

Câmeras de LPR (Reconhecimento de Placas), as câmeras VIVOTEK IP 9172-LPC com tecnologia de reconhecimento de placas foram estrategicamente posicionadas em 44 pontos indicados pelas forças de segurança pública (Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal) em locais considerados “rota de fuga”, inclusive, estradas vicinais que foram contempladas com a finalidade de formar um cinturão de proteção em toda a cidade. 

Veículos suspeitos de roubos ou com comportamento estranho, que constarem no banco de dados de algum desses órgãos, poderão ser rapidamente localizados através da inteligência artificial do sistema de monitoramento, capaz de enxergar as placas dos veículos em condições de baixíssima visibilidade.

 Esse projeto possui infraestrutura que possibilita sua ampliação podendo ser expandido para dentro da cidade, através de participação público-privada em locais de grande circulação de veículos como shoppings centers e grandes condomínios.

Câmeras Speed Domes, por causa da qualidade de imagem com 5 megapixels, as câmeras Speed Domes modelo VIVOTEK SD9384-EHL que foram implementadas são as mais avançadas atualmente no mercado. Também são conhecidas como PTZ (PAN, TILT e ZOOM onde PAN é o movimento horizontal (panorâmico), TILT é o movimento vertical da câmera e ZOOM é a capacidade de aproximar as imagens com o movimento da lente a mais de 300 metros de distância). Entre os cinco analíticos de vídeo embarcados nas câmeras Speed Domes utilizadas, destacamos dois como sendo mais importantes: o Rastreamento inteligente avançado e a Detecção de Ociosidade. Com esses analíticos as câmeras transformam-se em dispositivos inteligentes que ajudam as forças policiais a melhorar a eficiência da gestão da segurança municipal e, ao mesmo tempo, proteger seu patrimônio com um sistema de rastreamento de pessoas mais preciso. Essas câmeras estão posicionadas estrategicamente em locais como as praças públicas, como as da Catedral e Vila Olímpica, entre outros pontos de grande aglomeração de pessoas.

Câmeras Multissensores, o modelo VIVOTEK MA9322-EHTVL possibilita uma análise de monitoramento 360º e foram posicionadas estrategicamente em praças e vias públicas da cidade. São inúmeras as vantagens desse equipamento que possui visão panorâmica e servem, principalmente, para cobrir grandes áreas que exigem a instalação de diversas câmeras. Além disso destacamos outras características que fazem desse modelo mais vantajoso para esse tipo de aplicação:

  1. Redução de Manutenção
  2. Redução na Quantidade de Câmeras
  3. Redução de Infraestrutura (cabeamento e portas Switch)
  4. Menor investimento com licenciamento de Software
  5. Redução Storage (HD’s) e Hardware para servidor

Câmeras de Reconhecimento Facial ,quando o assunto é a prevenção ou a investigação de delitos as câmeras VIVOTEK IP 9365-HT-A são uma forte opção dada a seu conjunto de sensor e lente aliada a alta capacidade de visualização em baixa luminosidade apoiando a capacidade de reconhecer, identificar, registrar e alertar baseados no reconhecimento facial. Graças a esse modelo de câmera será possível fornecer, em tempo real, alertas com altíssima precisão de pessoas contidas em um banco de dados da secretaria de segurança pública ou até outros setores da administração que possam estar listados.

 Essa tecnologia foi posicionada estrategicamente nas entradas dos parques da cidade e, também, pode ser ampliada para outros locais no futuro.

SOFTWARES

Para gerenciar essa quantidade de câmeras, a solução indicada para a cidade de Maringá foi o software da ISS que recebe toda essa informação das câmeras VIVOTEK possibilitando tratar a captura das placas e dos diferentes tamanhos de faces resultando em um reconhecimento com extrema precisão e de maneira muito rápida. Isso tudo é possível graças aos motores desenvolvidos pela ISS de controle e monitoramento.


Todas as análises são feitas instantaneamente através de 2 servidores ISS que foram associados a mais 2 servidores ORBIT (Big Data) que faz o cruzamento das informações junto ao banco de dados da secretaria de segurança, fazendo um co relacionamento junto à outras bases de dados de órgãos como a secretaria de saúde, DETRAM, secretaria da fazenda, secretaria da educação, secretaria de assistência social e cidadania e, inclusive, junto às redes sociais, disponibilizando para as autoridades as mais variadas informações e insights possíveis.

OS RESULTADOS

É possível afirmar que, após a implementação do CCI Maringá com as soluções de CFTV, a cidade e região já conseguem perceber a diferença, tanto na sensação de aumento da segurança como nos números de casos criminais que reduziram. 

O CCI consegue efetuar amplo monitoramento, mantendo a vigilância constante e agindo, antes mesmo, da consumação de crimes. Os agentes responsáveis pelo monitoramento, ao perceberem algum movimento suspeito, fazem contato com as forças de segurança mais próximos ao local monitorado e estes se encaminham com informações mais precisas. 

 

As imagens podem ser utilizadas para ações de prevenção, investigação ou como prova de autoria de delitos praticados, cooperando, dessa forma, tanto com as forças policiais como também com o sistema judiciário nas decisões processuais.

Além disso destacamos:
• Redução no custo e tempo de investigação
• Maior eficiência e segurança dos agentes públicos que atuam no setor
• Redução de furtos de carro
• Redução de ações criminosas
• Aumento da qualidade de vida da população.



OUTRAS INFORMAÇÕES

Ainda sobre os equipamentos destacamos a implementação de 2 equipamentos do tipo Switch da VIVOTEK com capacidade de gerir toda a comunicação entre os dispositivos internos e externos, facilitando ainda mais os possíveis problemas como quedas de link, tráfego entre os dispositivos e atualizações de firmwares necessárias para o bom funcionamento do projeto. O projeto contempla, ainda, 18 estações de trabalho com 2 monitores de 23 polegadas, joysticks para controle das câmeras em cada estação e um vídeowall com 12 telas que mostram em tempo real as informações de maior relevância nesse monitoramento. Todo esse conjunto de soluções faz com que o projeto seja reconhecido como um dos mais inteligentes do Brasil.

RETORNO DO INVESTIMENTO

É importante entender que as soluções em implementadas permitem ir muito além do que outros fornecedores oferecem, fazendo valer, realmente, o investimento em soluções robustas, largamente testadas e aprovadas.

Além dos demais analíticos de vídeo para detecção e reconhecimento de pessoas utilizados em Maringá, o LPR contribui de forma significativa para aumentar ainda mais a segurança, controlando o fluxo de veículos transitando, chegando ou saindo da cidade.

Entre muitas características das cidades inteligentes, duas merecem destaque: 

Segurança cooperada
É possível fazer a integração entre os municípios para aumentar a abrangência de localização de pessoas ou veículos procurados.

Cercamento eletrônico
Com um conjunto de câmera LPR instaladas em pontos estratégicos é possível criar uma cerca virtual com informações sobre as placas de todos os veículos dentro do perímetro urbano, permitindo rápida e eficiente localização e abordagem em casos suspeitos.

Aplicações x Benefícios 

  • Comunicação e integração com cidades vizinhas,

  • Cercamento eletrônico monitorando pessoas e veículos,

  • Redução no custo e tempo de investigação,


  • Maior eficiência e segurança dos agentes públicos,

  • Identificação de pessoas que cometem delitos na cidade,

  • Aumento da qualidade de vida e segurança de toda população.



Projeto na mídia
Videos e matérias sobre novo projeto do Centro de Monitoramento Inteligente de Maringá 

 
 

 
RICtv Maringá - Maringá começa a instalar câmeras com reconhecimento facial e leitura de placas

 
 

 
Reportagem  da RPC destaca a inauguração do novo CCI da Guarda Municipal de Maringá, PR.

 
 


Prefeito Ulisses Maia (PSD) visita novo Centro de Monitoramento da cidade de Maringá, PR.

 
 


Alca Talk / Segurança Pública. Um bate-papo descontraído sobre o projeto de Maringá.

botão whatsapp