MUSEU IMPERIAL DE PETRÓPOLIS: Segurança e proteção para um dos mais valiosos patrimônios do povo brasileiro! 

ALCA NETWORK desenvolveu projeto de monitoramento da sala que guarda a coroa de Dom Pedro II, avaliada em mais de R$14 milhões, além de outros espaços do Museu Imperial de Petrópolis/RJ. 

 
Case Museu Imperial: Estrutura com inteligência avançada 

Após completar 80 anos guardando valiosos tesouros do povo brasileiro, o Museu Imperial de Petrópolis/RJ ganhou um presente bastante especial: estrutura de segurança com inteligência avançada para continuar protegendo a nossa história e a nossa cultura! 

O Museu Imperial possui o principal acervo do país relativo ao império brasileiro, em especial o chamado Segundo Reinado, período governado por Dom Pedro II. Segundo dados fornecidos pela instituição, são cerca de 300 mil itens museológicos, arquivísticos e bibliográficos à disposição de pesquisadores e demais interessados em conhecer e se aprofundar nessa fascinante história. O local oferece também inúmeros eventos, exposições e projetos educativos para os visitantes que chegam de todas as partes do Brasil e do mundo! 

ORGANIZAÇÃO
Alca Network e Museu Imperial 

APLICAÇÕES
instalações de câmeras com inteligência artificial para monitoramento, detecção de intrusão, contagem de pessoas, troca de softwares, integração de funcionalidade de analíticos, gestão unificada de todos os analíticos ao VMS.




O Desafio: A sala da Coro


Recentemente, a administração do Museu Imperial observou a necessidade de proteger, de forma mais detalhada, a sala que guarda a coroa de Dom Pedro II, a joia mais preciosa que o museu possui e um dos maiores atrativos para os visitantes. A diretoria da ALCA NETWORK, comprometida em proteger esse símbolo tão importante, decidiu realizar a doação do projeto de segurança, em parceria com a fabricante VIVOTEK. 


Todo o desenvolvimento do projeto foi feito pelo analista de projetos e especialista em CFTV IP da ALCA NETWORK Fernando Andrade, juntamente com Claudio Leal, responsável pelo setor de Setor Segurança Eletrônica e Manutenção do Museu Imperial. De acordo com Fernando, foi instalada, de forma estratégica, uma câmera com analítico de vídeo na Sala da Coroa. Esse equipamento consegue identificar se tem alguém fora do horário permitido ou se aproximando muito do espaço delimitado, além de identificar aglomeração de pessoas, tumultos e se é necessário enviar reforços de segurança para o ambiente. 





A sala possui várias regras para garantir a segurança da coroa e dos visitantes. Por isso, sinais de alerta são emitidas caso haja tentativa de intrusão fora dos horários e limites pré-estabelecidos.   


Contagem de Pessoas e veículos históricos 

Além da Sala da Coroa, o Museu Imperial apresentou outras importantes demandas de segurança. Umas delas era proteger e monitorar as entradas. Foi então sugerida a instalação de câmeras de contagem de pessoas. O local possui duas portas históricas bem grandes e foi colocado um equipamento em cada uma delas. As câmeras trabalham de forma integrada e monitoram esse acesso, tanto para controlar a quantidade de pessoas que entraram, e as que saíram. 


O pátio externo já possuía uma câmera, foi então fornecido um analítico para proteger a área e gerar dados.

 

O prédio onde são guardados os veículos da época imperial também exigiu uma vigilância especial. Por isso, uma outra câmera de contagem de pessoas foi instalada na entrada desse espaço. Com isso, a gestão do museu tem acesso a relatórios que informam a quantidade de visitantes que entrou e saiu do prédio, se a mesma quantidade de visitantes no prédio principal tem ido também à área dos veículos, e determinar ações de melhorias. 


Ao longo de todo processo, o time técnico da ALCA NETWORK prestou consultorias para instalações e configurações dos equipamentos doados. 

Diferenciais da Solução

Diante de tamanho desafio proposto, a equipe da ALCA apostou em soluções realmente robustas, inteligentes e capazes de resolver as dores da administração do Museu Imperial. Foram feitas:


- Trocas de softwares;
- Integração das funcionalidades dos analíticos;
- Atualmente, a gestão da segurança acontece de forma unificada, com todos os analíticos chegando ao VMS, o que torna o monitoramento muito mais preciso e eficiente.

Câmeras e licenças: 

Confira quais equipamentos foram entregues ao Museu: 
 

01 Câmera Dome

FD9389-EHTV-V2

(Sala da Coroa de D. Pedro II), câmera com mais recursos de tecnologia IA para detecção de humanos.


03 Câmera de Contagem de pessoas 3D SC9133RTL

(2 câmeras para entrada e saída do prédio principal, 1 câmera para entrada e saída do prédio das viaturas). 


02 Licenças de Smart VCS(analíticos AI Vivotek)

 - ( 1 para FD9389-EHTV-V2 da sala da coroa de Pedro II, e 1 para a MS9390-HV que já tinham a câmera na área externa ao prédio principal) 


OS RESULTADOS


Todos os equipamentos foram instalados a partir de novembro de 2023. Houve ajustes nas configurações e, atualmente, todo sistema está em perfeito funcionamento. 


“Temos feito comparativos de ingressos de pessoas pelo aplicativo da câmera com o da roleta existente na entrada do Palácio, resultando com assertividade a quantidade de pessoas. Também no prédio das viaturas onde foi instalado uma das câmeras SC9133RTL conseguimos obter a quantidade de visitantes por dia e hora em um espaço que, anteriormente, não tínhamos um controle de pessoas por ser uma área aberta ao público”, afirma Claudio Leal, responsável pelo setor de Setor Segurança Eletrônica e Manutenção do Museu Imperial.

 

E ele continua: “Desde 2010, quando foi me atribuído a responsabilidade de renovação do sistema eletrônico de segurança do Museu Imperial, venho fazendo novos projetos e atualização do sistema de CFTV que era analógico e passei para sistema IP que tem mais qualidade e recursos avançados de tecnologia. A cada período que obtemos recursos para a área de segurança do Museu Imperial investimos em equipamentos de qualidade e tecnologia. Nesse pensamento, encontramos a marca VIVOTEK, através de sua representante no Brasil, a ALCA, que tem nos dado orientações de equipamentos de última geração e de qualidade. Assim mantemos seguro o nosso patrimônio histórico brasileiro. Muitas peças no Museu Imperial têm muito mais valor histórico do que valor financeiro”, ressalta. 

88
Licenças de
Software

SOFTWARES

88 licenças de software VSS PRO para suprir ao número das licenças que o museu possuía do software de monitoramento anterior. 





DEPOIMENTOS 

Rafael Duarte VIVOTEK (solicitado)



RETORNO DO INVESTIMENTO

O retorno vantajoso para a entidade pode ser medido em várias dimensões:

- O museu deixou de ter apenas um sistema de imagens para ter um sistema de segurança inteligente. A equipe de segurança agora não precisa ficar monitorando imagens, mas sim os alertas gerados por analíticos, baseados em Inteligência Artificial. Isso garante quase 100% de acerto, sem falsos alertas.

- É possível ter uma visão mais eficiente e precisa da quantidade de visitantes recebidos por data, hora, além de fazer comparativos entre as datas de maior movimento, com a possibilidade de que o sistema forneça relatórios para estudar a necessidade de aumento no quadro de colaboradores, de acordo com o fluxo de pessoas previsto. 


- Ter em mãos esse tipo de informação traz inteligência e otimização para a equipe de gestão do Museu, um grande auxílio na tomada de decisões, com a dimensão exata das ações que serão necessárias executar em determinados dias. 

- Houve um aumento significativo na segurança para obras de arte e todo patrimônio histórico guardado ali, além da segurança do próprio público presente. 

Aplicações x Benefícios 

- Equipe gestora consegue saber se ainda há algum visitante na área interna do Museu porque há o controle exato do número de pessoas que entra e sai. 

-  Com os relatórios de contagem de pessoas gerados diariamente, a administração consegue saber qual dia do mês ou do ano que registrou maior visitação e interesse. 

- Existe inteligência na visão macro de visitação para que administração possa utilizar esses dados para se programar para datas especificas, fluxo de visitações, segurança, necessidade de monitores extras, etc.
 

 
- Todos esses relatórios podem ser usados na construção de estratégias de marketing do Museu. É possível fechar negócios com empresas e entidades tendo em mãos dados de visitação em determinados períodos, saber quando haverá maior incidência de pessoas chegando para realização de ações, além de possibilidade de retorno em vendas de publicidade, parcerias, entre outros. 





SERVIÇO:


MUSEU IMPERIAL
Rua da Imperatriz, 220, Centro, Petrópolis/RJ. 
Telefone: (61) 3521-4455
E-mail: mimp.faleconosco@museus.gov.br

Horário de Funcionamento:
Segunda a sexta: 9h às 18h
Sábados, domingos e feriados: 10h às 18h.
Jardins: 7h às 18h, com fechamento dos portões às 17h15min.
Bilheteria: abertura as 9h30min com o fechamento as 17h.
Palácio: 10h às 18h, com o limite de entrada até as 17h30min.
Pavilhão das Viaturas: 10h às 18h.


botão whatsapp