Já há alguns meses, temos visto diversos episódios de queda de energia elétrica em vários estados brasileiros como Rio de Janeiro, São Paulo e Goiás. O problema é causado, entre outros fatores, pelo aumento no consumo em decorrência do calor extremo e outros eventos naturais que assolam o país. Só para se ter uma ideia da gravidade dos fatos, no mês de novembro de 2023, mais de dois milhões de usuários ficaram sem energia elétrica por quase 90 horas, somente na grande São Paulo, o que ocasionou diversos transtornos e prejuízos para a população em geral e também para comerciantes e empresários.
Se já é complicado ficar sem fornecimento de energia elétrica em residências, imagine a complexidade do problema no cenário industrial? Guardadas as devidas proporções, não é exagero afirmar que a falta de um sistema que previna o corte no fornecimento de energia nesses locais gere danos gravíssimos, perdas irreparáveis e prejuízos astronômicos na linha de produção e na entrega do produto ao consumidor final.
Diante da falta de boas perspectivas para o setor o momento é de se preparar para que as empresas e indústrias – sejam elas de qual nível forem - não sejam castigadas para falta repentina de energia e todas as suas consequências. Investir em equipamentos de no-break é mais do que pensar no futuro, é trabalhar de forma inteligente para não deixar a linha de produção parar!
Por que seu cliente precisa de no-break?
Agora que já contextualizamos essa questão dos cortes de energia que assustam o país, vamos pensar de forma direta em como ajudar esses clientes que precisam implementar em suas organizações sistemas de barrem ou minimizem o problema. Além das chamadas linhas de produção que não permitem pausas, os processamentos de dados e cuidados com informações sensíveis da empresa devem ser levados em consideração. Outra questão que não pode ser deixada de lado é a frente de caixa e toda operação financeira que sofreria muito em caso de apagões.
Indo mais a fundo e entrando no ‘chão de fábrica’ da maioria das indústrias podemos citar alguns fatores de risco que a falta de energia elétrica pode causar. O primeiro delas é a parada do maquinário, um verdadeiro pesadelo para qualquer empresa e linha de produção. A perda de matéria prima é também uma realidade que pode acontecer com a parada da máquina ou a pausa nas operações.
Gastos extras com insumos também devem ser levados em consideração. Isso porque, após uma parada de máquina, esteiras e tubulações, antes do retorno à produção, todo esse equipamento deve ser lavado, limpo ou até mesmo esterilizado. Baixa na produtividade, tanto de máquinas, quanto de mão de obra. Aumento no índice de falhas, sem contar que as quedas de energia, podem ser responsáveis pela queima de equipamentos e maquinários. Além dessas falhas na fase de produção, alguns itens já prontos podem também ser perdidos já que dependem de climatização e armazenamento adequado para garantir sua qualidade, conservação e comercialização.
Indo ainda mais a fundo nas possibilidades de danos, temos também um cenário de riscos que não pode ser mensurado em números, mas afetam drasticamente a imagem e reputação da empresa devido ao impacto causado junto aos revendedores e clientes. Atrasos na entrega ou mesmo produtos entregues com a qualidade prejudicada por todo esse processo podem causar sérias consequências. Dito isso, afirmamos novamente que é imprescindível construir uma rede de energia que seja capaz de resolver o problema das interrupções de energia, utilizando no-breaks.
Existem no mercado diversas linhas de no-breaks que variados estabelecimentos, conforme a demanda e realidade de cada um. É preciso então, analisar sua necessidade para fazer escolhas assertivas ao adquirir os aparelhos.
Energia confiável e produtos avançados
A fabricante DELTA ELETRONICS é especialista em desenvolvimento de UPS no-breaks com inteligência avançada e robusta. São equipamentos divididos em três linhas para atender as mais variadas necessidades: Amplon, Ultron e Modulon. É uma escolha adequada para quem busca energia confiável e recursos avançados para economia, com foco no atendimento às demandas de diferentes aplicações e verticais de mercado como indústrias, rede, hospitais, segurança, bancos, investimentos, entre outros.
A ALCA NETWORK incluiu em seu portifólio as três linhas de no-breaks DELTA justamente por causa da alta procura de cliente que precisam resolver problemas de energia, que incluem corte, queda, aumento de energia, baixa tensão ou sobretensão, variação de frequência, distorção harmônica e ruído em linha.
A linha Amplon (UPS monofásico) tem aplicação destinada à servidores e equipamentos de rede, com ênfase em economia energética. A linha Ultron (UPS em linha trifásico) protege centrais de dados e equipamentos industriais. A série HPH Gen2, com modelos de 20 a 40 kVA, é uma fusão perfeita entre proteção confiável, eficiência econômica e desempenho excepcional. Essa solução avançada oferece um design compacto, perfeito para data centers de pequeno e médio porte, garantindo um fornecimento de energia seguro e eficaz. Já a linha Modulun (UPS modular), foi pensada para expansão de unidade e suprimento de energia redundante, que podem ser alcançados com um simples bastidor.
Conclusão
Muito mais do que distribuir equipamentos, o time de especialistas da ALCA tem em seu DNA o desenvolvimento de projetos. Por isso, é tão importante entrar em contato para apresentar as demandas de seus clientes ou da sua empresa para que as melhores soluções sejam analisadas. É sim possível garantir a segurança energética e o funcionamento sem interrupções dos processos de produção e venda a partir de equipamentos diferenciados e que realmente irão contribuir para prevenir possíveis problemas e prejuízos.