Impulsionada pelo avanço da tecnologia e pela crescente necessidade de proteção eficiente e inteligente, a área de monitoramento e Segurança Eletrônica tem evoluído rapidamente, de uma forma que surpreende até mesmo os profissionais que trabalham nesse seguimento. Nesse artigo, separamos alguns pontos que todo integrador deve ficar atento para se destacar no mercado e desenvolver projetos diferenciados, realmente capazes de resolver as demandas de forma assertiva, confiável e moderna.
Residências, empresas e espaços públicos precisam contar com projetos de segurança para garantir a proteção das pessoas, materiais e dos patrimônios ali existentes. As novas soluções desempenham a função de tornar os sistemas de segurança mais inteligentes, acessíveis e integrados.
Inteligência Artificial
A primeira tendência para esse e os próximos anos é a adoção da Inteligência Artificial nos projetos. A IA tem desempenhado um papel fundamental na segurança eletrônica, oferecendo sistemas que não apenas registram imagens, mas também analisam comportamentos em tempo real. Com algoritmos avançados, as câmeras são capazes de identificar movimentos suspeitos, reconhecer rostos e prever possíveis incidentes antes mesmo que aconteçam.
Entre os benefícios dessa tecnologia que, certamente veio para ficar na Segurança Eletrônica, estão o reconhecimento facial para controle de acesso, detecção automática de atividades suspeitas, redução de falsos alarmes e monitoramento em tempo real com alertas automáticos.
Sempre na vanguarda das inovações tecnológicas, no final do ano passado, a VIVOTEK lançou a linha de câmeras da série 9383, com a ideia de gerar inovação em segurança, com tecnologia de Inteligência Artificial, e um valor de mercado bastante competitivo. Quatro câmeras compõem a família 9383, com versão bullet e versão dome, além de opções de lente fixa e lente varifocal, que atendem uma variedade de ambientes e necessidades, com grande índice de proteção para ambientes internos e externos.
Os recursos de IA de ponta da série trazem análises avançadas para soluções de segurança incomparáveis. Com a série 83 da VIVOTEK, é possível elevar a eficiência investigativa, identificando pessoas e veículos por atributos específicos como cor, gênero e tipo. É possível otimizar as buscas e eliminar resultados desnecessários com o rastreamento preciso de objetos, o que garante investigações mais rápidas e eficientes.
Sistemas de monitoramento na nuvem
O armazenamento em nuvem tem revolucionado a maneira como os sistemas de segurança armazenam e acessam dados. Em vez de depender de servidores locais, as imagens e informações são armazenadas em plataformas online, acessíveis de qualquer lugar com conexão à internet. Com esse tipo de armazenamento é possível ter acesso remoto via aplicativos e garantir um sistema seguro e criptografado, com atualizações automáticas de software e redução de custos com infraestrutura física, o que sem é um grande ganho financeiro no projeto.
Os sistemas de CFTV tem muito a ganhar com a utilização de monitoramento em nuvem, pois nessa configuração é permitido o acesso remoto às gravações, proporcionando flexibilidade aos usuários. Isso é especialmente valioso para empresas com múltiplas localidades ou equipes em constante movimento.
Outra vantagem é o reforço na segurança já que serviços de armazenamento em nuvem geralmente implementam medidas robustas de segurança, como criptografia avançada e autenticação de dois fatores, o que ajuda a proteger os dados contra ameaças cibernéticas e garante a integridade das gravações.
Internet das Coisas e automação residencial
A integração entre dispositivos de segurança e a Internet das Coisas (IoT) tem permitido a criação de sistemas totalmente conectados e automatizados. Câmeras, sensores, fechaduras inteligentes e alarmes podem ser controlados por aplicativos, oferecendo mais praticidade e eficiência. Alguns exemplos de automação são fechaduras inteligentes que podem ser controladas remotamente, câmeras que se ativam automaticamente ao detectar movimento e iluminação que acende quando sensores detectam presença.
Reconhecimento Facial e Biometria
A biometria tem se tornado uma solução cada vez mais popular para o controle de acesso. O reconhecimento facial, leitura de impressão digital e scanners de íris garantem maior segurança ao limitar o acesso apenas para pessoas autorizadas.
Esse tipo de controle pode ser usado em todas as verticais, com destaque para aplicações de controle de acesso em empresas, gerenciando fluxo de funcionários, visitantes e fornecedores, além de sistemas de portaria remota, muito usados em prédios residenciais, e ainda, pagamentos sem contato físico.
A tecnologia de reconhecimento facial utiliza algoritmos avançados de inteligência artificial e aprendizado de máquina para mapear características faciais exclusivas. O processo envolve: captura da imagem, processamento biométrico, comparação com base de dados e acesso autorizado ou negado.
A Control ID, parceira ALCA, trabalha com dois algoritmos considerados os melhores do mundo: No iDFace Convencional é SAFR e no iDFace Max Paravision, ambos podem ser aplicados em todas as verticais.
O sistema de reconhecimento facial desenvolvido pela Control ID já se tornou o modelo mais usado no mercado, pois é uma tecnologia que consegue trazer confiabilidade e agilidade, por meio de uma solução simples de instalação, com a possibilidade de portabilidade de cadastros.
Cibersegurança integrada
Com a crescente digitalização dos sistemas de segurança, a proteção contra invasões cibernéticas se tornou uma prioridade. Muitas empresas estão investindo em criptografia, firewalls e sistemas que garantem que seus dispositivos estejam protegidos contra hackers. São medidas essenciais que todo integrador deve garantir em seus projetos: Criptografia de dados; atualizações regulares de firmware; uso de senhas complexas e monitoramento de acessos não autorizados.
Ao desenvolver um projeto com a ALCA NETWORK todas as orientações são passadas já que a distribuidora não apenas vende os produtos, mas participa da elaboração dos projetos em todas as suas etapas.
Termografia
O uso de equipamentos termográficos tem chamado, cada vez mais, atenção do mercado. São sistemas de ponta que realizam o monitoramento em tempo real de grandes áreas como fábricas, fazendas, mineradoras e indústrias em geral, de forma totalmente inovadora e impossível aos equipamentos convencionais.
As câmeras termográficas asseguraram monitoramento em áreas de difícil acesso, com pouca ou nenhuma visibilidade, com resposta rápida para prevenir incêndios e acidentes antes que eles aconteçam devido aos seus senhores de controle de temperatura do ambiente.
A prevenção é mais importante que a detecção porque permite identificar e agir antes que um incidente aconteça, evitando danos ou perdas. A tecnologia inteligente da MOBOTIX, fabricante da qual a ALCA é distribuidora no mercado brasileiro, permite monitoramento proativo, garantindo maior segurança e eficiência, em vez de apenas reagir após o evento ocorrer.
Vale lembrar que a marca domina os melhores sistemas do mundo quando o assunto é Termografia e todas as suas aplicações.
Evolução e parceria
A evolução da tecnologia está tornando a segurança eletrônica mais inteligente, eficiente e acessível. As tendências e soluções de tecnologia não apenas aumentam a proteção, mas também oferecem maior praticidade e integração com o dia a dia das pessoas. Investir em soluções tecnológicas é fundamental para garantir ambientes mais seguros, tanto para residências, quanto para empresas. A ALCA NETWORK tem um portifólio completo para atender todas as verticais, com equipamentos robustos e pensados de forma personalizada e inteligente. Entre em contato com o time de Engenharia de Projetos para criar ou atualizar sistemas de segurança que levam em consideração o que há de mais novo e eficiente no mercado.
Imagens: www.freepik.com e elements.envato.com